O que é uma igreja missional?

Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós

João 20:21

Quando se trata de igrejas as pessoas fazem perguntas como se a igreja é tradicional ou avivada, mas, quando ouvirmos isso doravante podemos dizer “minha igreja é missional”. O que significa isso? Vamos procurar entender. Para o Pr. Igor Miguel, Pastor de missões na Igreja Esperança em BH/MG e professor do Curso Perspectivas, “o conceito de “Igreja Missional” é relativamente recente. Uma terminologia nova que reflete o resgate de noções clássicas aplicadas principalmente na missão em realidades urbanas, pós-cristãs ou de grande resistência ao cristianismo, em contextos onde o individualismo, a competição, o consumismo e o secularismo marcam de maneira evidente os ritos sociais e culturais”.

De maneira objetiva, podemos entender uma igreja missional como uma comunidade cristã que está preocupada com sua saúde e missão: nossa missão é sermos santos para Deus e fazermos discípulos. Neste caso, a evangelização é o transbordar daquilo que temos dentro de nós: a fé em Jesus Cristo e o desejo de seguir Seus Passo, marcados em Sua Palavra (a Bíblia Sagrada), capacitados pela ação do Espírito Santo. Ser missional é evangelizar com a vida – a sua vida influencia outra, pela graça -, e só depois pregamos o Evangelho verbalmente, acompanhados da consciência bíblica de que, como igreja, precisamos discipular os novos cristãos. Esta é a nossa tarefa (Mt 28.20)!

Vejamos o perfil de uma igreja missional hoje, proposto por Michael Goheen, em seu livro “A igreja Missional hoje” (Vida Nova): uma igreja que valoriza acima de tudo o culto e a pregação, entendendo que a pregação é o principal meio que Deus usa para alimentar e encorajar a igreja; uma igreja que se dedica a oração; faz a diferença em meio a cultura e não se camufla nela – mas sabe cumprir a missão na sociedade que está inserida; engajada na vizinhança e suas necessidades; possui líderes bem treinados; famílias onde os pais saibam discipular seus filhos; uma igreja que se reúne em grupos de discipulado para alcançar e edificar pecadores; que busca unidade; e ama missões.

Vamos pensar grande e desejar este alvo para nossas vidas? Se você disse sim, eu o(a) convido agora a: começarmos pequeno, passo a passo? Vamos caminhando!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: