Para que serve um pastor?

“E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcançemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo” – Efésios 4:11-13

Antes de nos perguntarmos “para que serve um pastor”, é preciso responder: “por que o pastor existe?”. Pastores foram designados por Deus e dados por Ele para as comunidades cristãs a fim de que se cumpram certos objetivos. É importante especificar que estes objetivos não são traçados pela comunidade e nem pelo pastor, mas, antes, estão estabelecidos na Eterna Palavra de Deus.

O versículo acima mostra pelo menos dois objetivos das comunidades de discípulos de Jesus Cristo: (1) a obra do ministério e (2) a edificação da vida cristã. Todo cristão individualmente, e a comunidade coletivamente, precisam se concentrar na carreira cristã, na maturidade, no crescimento, na santidade, em deixar os velhos hábitos do mundo e a experimentar uma mudança nos pensamentos (interior), e, portanto, em ações (exterior); moldando-se à Palavra do Senhor. Para isso, é preciso deixar de lado opiniões pessoais ou construções religiosas feitas ao longo da jornada. Além disso, temos a obra do Ministério: recebemos dons para servir na igreja e precisamos pregar o Evangelho até que Ele venha!

Para estes fins, então, chega um pastor numa comunidade: ajudar os cristãos a manterem este foco e buscarem na graça de Deus a força para a igreja realizar a sua tarefa. E, o principal meio que o pastor usa para este propósito é a pregação e o ensino da Palavra de Deus.

Que Deus nos ajude neste mês do pastor a não nos focarmos somente na pessoa dele, mas, sobretudo, na vontade de nosso Senhor para a sua igreja. Em Nome de Jesus, amém!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: