A chance do jovem rico

jovem-rico

“E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me” – Mc 10:21

Essa passagem é forte não apenas em função do apelo ao desapego dos bens materiais. Para o jovem rico desta passagem bíblica o confronto de Jesus foi referente às suas riquezas, vemos pelo contexto que era algo difícil para ele renunciar: “Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades” – Mc 10:22 (mas, mantenhamos em mente: qual é o nosso?).

Duas situações me chamam a atenção neste cenário. Primeiro o fato de Jesus ter fitado o jovem, e pela informação seguinte “o amou”, vemos que este fitar foi de cuidado, sentindo e sabendo na alma o que era preciso o jovem fazer a fim de atender sua necessidade espiritual.

O segundo ponto que me chama a atenção é a reação do jovem. A Bíblia diz que ele ficou contrariado. Fui checar essa palavra “contrariado” no original bíblico e encontrei uma definição diferente da que entendemos. Não significa que ele ficou revoltado, como muitos da geração “mimimi” de hoje ficaria. A palavra de fato remete a um estado de pesar, de tristeza, como o próprio texto frui e explica depois. Vamos nos lembrar que o jovem queria a salvação e a vida eterna, mas o preço foi alto demais para a confiança dele.

Assim seguimos nós quando não conhecemos Jesus. Confiamos em muitas coisas para nos sentirmos firmes, seguros e independentes. Mas, salvação não é apenas adentrar aos portões do Paraíso após a morte, envolve entrega aqui nesta terra também e confiança absoluta em Deus, que passa a governar a sua vida.

Para o contexto judaico em que isso aconteceu o confronto com a riqueza tem ainda outro significado, o judeu cria que a riqueza ganha honestamente era um sinal da bênção de Deus. Renunciar bênçãos por salvação parece uma loucura até para muitos evangélicos de hoje, que procuram congressos milagrosos para enriquecimento, curas e milagres – às custas de enriquecer os hereges que se dizem pastores do rebanho de Cristo.

“Jesus, porém, fitando neles o olhar, disse: Para os homens é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível “- Mc 10:27

Jesus mais uma vez fita o olhar e mostra a solução para todos estes problemas. Mas eu creio que Ele não estava fitando o olhar nas pessoas em si, mas, antes, em sua condição humana e pecadora. Isso volta o olhar de Cristo para nós, para todos nós. Este olhar nos fita e nos confronta com amor, sabendo do que precisamos das respostas que buscamos, mas que não queremos pagar o preço da renúncia.

A solução está, mais uma vez – e sempre -, em Deus. Ele pode nos dar graça para atendermos ao seu confronto. Não estou dizendo que não vai doer – o texto diz que vai ser possível, não que será fácil. Qual é o seu confronto?

Não faça como o jovem rico da passagem de Marcos 10.17-31; não volte atrás depois de ter ido à Jesus, mas avance e peça a graça que torna possível qualquer coisa – ela é a garantia.

Resultado? Vida eterna no paraíso e vida na terra dirigido, guardado e cuidado por Deus, mesmo em meios às lutas que o ambiente nos proporciona. Você terá todas as suas necessidades atendidas – materiais e espirituais; Deus não desampara. Pode corresponder ao olhar fito de Jesus – Grandes coisas estão por vir por trás deste olhar.

Em Cristo,

Pr. Leandro

Um comentário sobre “A chance do jovem rico

  1. Amém…Pr. Leandro, Mensagem edificante…que Deus continui abençoando e usando_o no serviço do Reino… Que nós possamos nos entregar completamente ao Senhor Jesus… sempre dizer sim ao seu chamado…p honra e Glória dele mesmo….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s