Enganos sobre as tentações

1-tentacao

Seremos enganados enquanto acharmos que tentação é somente na área sexual, como adultério e fornicação. Satanás vai tentar em outras áreas, como: mágoas, desânimo, incredulidade, irritabilidade, raiva, desconfiança – e, talvez, possa ganhar de você dessas maneiras.

Por quê ele faz isso? Porque ele é o tentador, é a função dele com os homens.

E no que os homens são tentados?

Em Gálatas 5.17 há uma lista das obras da carne, ao lê-la, você pode vislumbrar algumas outras áreas que o diabo pode estar trabalhando em sua vida:

“Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes.” – Gálatas 5:19-21

Não significa que você possa  relaxar na área da sexualidade, mas que deve ampliar a sua visão bíblica sobre o assunto.

Entenda: Satanás vai ser o primeiro a nos fazer pensar que pecado é tudo aquilo ligado apenas à sexualidade, que, se resolvermos essas coisas está tudo bem. Não está. O texto de Gálatas acima ainda diz que há “coisas semelhantes” que são produzidas pelo pecado.

É importante dizer que somos tentados pelo nosso próprio pecado, como diz Tiago em 1:14; entretanto, sabendo das nossas fraquezas, Satanás vai fazer de tudo para usá-las a fim de nos ver cair.

A solução?

“pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.” – Hebreus 4:15,16

Jesus foi tentado em tudo. Então não fique com vergonha e saiba que Ele pode ajudar você. Jesus não fica “brabo” quando nos vê tentado, mas tem compaixão, porque sabe que é difícil. Seja um pecado sexual, seja uma falta de domínio próprio, seja o que for.
Nós, eventualmente caímos em pecado, mas Ele jamais caiu! Ele sabe o que é vencer o pecado e é por isso que quer nos ajudar.

E, Além da ajuda pessoal de Jesus, quando o diabo estiver usando nossas fraquezas, podemos usar o Nome de Jesus:

Gosto de um estudo de discipulado chamado Maturidade Cristã, da Junta de Missões Nacionais (Agência missionária Batista), que diz o seguinte:

  • Lembre-se de que Satanás é um ser criado, portanto finito;
  • que Deus lhe impõe limitações; que o poder de Cristo é infinitamente maior;
  • que o crente em Cristo tem o poder de resistir-lhe, e que Satanás já está julgado e conhece a sua sentença.

Tudo isso confere com as Escrituras, acerca da soberania de Deus, da vitória de Cristo sobre as trevas e a autoridade do crente.

Ore a Deus: “não me deixe cair em tentação, mas livra-me do mal”; o Senhor limita a ação do diabo. Ore de maneira específica: “Não me deixe cair na tentação do desânimo, da incredulidade, das amarguras, da sexualidade…”, seja o que for. Conte com a oração para isso, sempre! E reconheça que está sendo tentado, senão sua oração não será sincera, e, portanto, será ineficaz.

No final do estudo Maturidade Cristã, o texto diz assim: “Acostume-se a “dar ordens” em nome de Jesus Cristo para desfazer situações dominadas pelo mal”. Portanto, além de orar a Deus, exerça autoridade sobre o diabo sempre que preciso.

Vença! O Cristão foi salvo para ser vencedor, aliás mais do que vencedor!

Fazendo assim você estará cumprindo a Escritura, com oração e autoridade espiritual, para a glória de Deus!

Nunca é demais relembrar e ampliar a visão nessa área.

Em Nome de Jesus, amém.

5 comentários em “Enganos sobre as tentações

Adicione o seu

  1. Excelente estudo que em uma leitura atenta, nos encoraja a saber repelir tentações, sabedores que existe um Deus que nos fortalece. Parabéns !! Carlos Dias.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Site no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: