Teimosia

“O Homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, de repente será destruído sem que haja remédio” – Provérbios 29:1.
Queridos(as), a cada dia que passa eu tenho por hábito, até em função da minha personalidade, avaliar a vida das pessoas e comparar seus sucessos e fracassos e, a partir disso, voltar na linha do tempo observando como foram suas vidas; quando possível. Assim como eu faço com minha própria vida.
Embora eu esteja sempre alegre pela salvação em Cristo, e eu seja uma pessoa no geral de bom humor e de bem com a vida, há momentos em que meu coração aperta por vislumbrar certas escolhas alheias, principalmente se são pessoas queridas. Vejo quantas deixaram de resolver questões simples e como essas coisas se tornaram problemas gigantescos! Isso me assusta, mas por elas mesmas, porque são quem estão colhendo resultados ruins. Poderia ser diferente.
Essa análise serve para você e eu meditarmos: o que devemos agora parar e avaliar em nossa vida. Se aconteceu com uma pessoa, vai inevitavelmente acontecer conosco também – se seguirmos os mesmos caminhos, sejam de más escolhas, sejam de tropeços ou o pior: de teimosia em persistir no caminho do erro ou do pecado, mesmo sendo advertivo várias e várias vezes.
Como você leu acima, a Bíblia diz: “O Homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, de repente será destruído sem que haja remédio” – Provérbios 29:1. Isto é sério, isto está na Palavra de Deus e não é por acaso. Além disso, por estar na Palavra sabemos que é uma verdade que se cumpre.
Deus, no entanto, nos dá a oportunidade de frear nossas teimosias, impulsos e o que mais for necessário. A direção da vida não tem só acelerador; o Espírito Santo pode ser o freio tão necessário para nosso bem viver!
Comentei sobre este versículo com uma irmã na fé durante a semana e ela me perguntou: “mas não tem remédio nenhum?”. A resposta é: a pessoa vai colher o que plantou e num caso desse a colheita é terrível. No entanto, quando a Bíblia fala de problemas humanos ela também acrescenta no Novo Testamento o arrependimento e o voltar-se para Jesus Cristo, a fim de ser curada.
De uma maneira ou de outra, a solução está no arrependimento se a pessoa quiser a cura. A pergunta, então é: Não é melhor ela buscar isso antes de ter uma colheita ruim? É melhor dedicarmos tempo a vigiar (o que inclui aprender com o erro dos outros!) e orar para termos uma vida de paz. Uma boa semana!
Leandro Hüttl Dias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Site no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: