SOFRER

Por Leandro Hüttl Dias

É somente um contexto que lhe muda. Um dever a cumprir, uma loja para abrir todos os dias, uma família para sustentar, uma mãe doente para cuidar, um filho com muitas dificuldades na escola…

Por mais conceito de responsabilidade que você tenha, apenas uma situação prática é que nos molda. Por isso Deus nos permite passar por determinadas situações.
Hebreus

5.7
   Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade,
5.8   embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu
5.9   e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem,

Esta passagem mostra, no v.7 que, em primeiro lugar, Jesus sabia o que estava acontecendo (que estava sofrendo), tanto que chorou e clamou. Depois, no v.8 explica claramente que sua aprendizagem humana foi por vias de sofrimento também. Se foi assim com Cristo, imagine se não será da mesma forma conosco? Perceba, ainda, que nem mesmo por ser filho Ele foi poupado desta experiência. 
Mas, para que?
O v.9 responde que foi para aperfeiçoamento, tornando a vida de Jesus a própria concretização do projeto de Deus para Ele. Não receberemos do Pai a missão de sermos Messias, mas o Messias nos designou missões, e se Ele nos mostrou, como Mestre, que sofrer faz parte do processo; então O seguiremos na missão e na condição humana – com suas sujeições inerentes.
Portanto, tenha paciência com as pessoas que caminham ao seu lado, porque Deus também tem paciência com você. 
O budismo ensina a aceitar todos os sofrimentos como aprendizado; isto não é bíblico, antes, é engano de Satánas. O neopentecostalismo ensina a não aceitar sofrimento nenhum, isto também não é bíblico, acredito tratar-se de um delírio da mente do homem. Fique com o que a Palavra de Deus ensina. 
Pelo que li da Bíblia até hoje, vejo que podemos sofrer por pelo menos três razões:
1 – Sofrimentos são permitidos da parte de Deus, porque, posto que Ele tem um plano para nós, tudo contribuirá para o bem e será didático. Mesmo que saibamos que estamos sofrendo, mas não entendamos o motivo claramente, isto será aperfeiçoamento humano, como o foi o próprio exemplo de Cristo visto acima.
2 – Alguns sofrimentos são trazidos pelo demônio para nos atormentar. Para esses Deus nos deu autoridade para eliminá-los, pelo poder que há no Sangue e no Nome de Jesus.
3 – E há os que são causados por nossas teimosias e escolhas erradas. Quando queremos chegar no mesmo alvo que Deus tem para nós, porém do nosso jeito, no nosso lugar, conosco no controle. Este tipo de rebeldia é um ambiente propício para atrair demônios, pois o passo deles é o oposto do que é correto. Então, mesmo que veja o Diabo na circunstância, não adianta “amarrar” e expulsar. Primeiro é você que deve se arrepender junto ao Pai, pedir perdão e fazer escolhas certas, e Deus limpa seu caminho.

Ao desejar parar de sofrer, primeiro saiba qual sofrimento está passando. Quem pode lhe ensinar a discernir é O próprio Cristo, “porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi Ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna” (HB 4:15-16).

Ele é o amigo mais sincero e poderoso nas horas incertas. Busque-O.

2 comentários em “SOFRER

Adicione o seu

  1. Grande Leandro! Ótima reflexão, amigo! Já pensou em fazer teus textos em vídeo? Ficaria muito legal! Às vezes, em forma teatral. heheh… Abraço!

    Curtir

  2. Primo, eu já pensei sim.. na verdade estou até improvisando um cenário que é com o aquário de casa no fundo, rsrs… em fase de testes.
    Agora em forma teatral ainda não… ficaria joia, mas envolveria + pessoas e tempo, quem sabe um dia, se assim Deus quiser.
    Abraços! Fica com Deus.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Site no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: